Na passada quinta-feira, 31 de agosto, decorreu a cerimónia de inauguração, pelo Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Miguel Albuquerque, da primeira Comunidade de Energia Renovável (CER) na Região Autónoma da Madeira, a Comunidade de Energia da Ponta do Sol, projeto que será gerido e monitorizado em permanência pela plataforma de gestão EnergyRing.

A comunidade de energia da Ponta do Sol enquadra-se na estratégia global de transição energética em curso no arquipélago da Madeira, tendo por objetivo apoiar as empresas locais através do fornecimento de energia, de produção descentralizada e fontes renováveis, a preços muito acessíveis.

Foi com enorme regozijo que testemunhei, esta manhã, o início da primeira comunidade de energia da Madeira. (…) É um modelo que, entendo, deve replicar-se em toda a região, quer por entidades privadas, quer por habitações coletivas”, afirmou o Presidente do Governo Regional da Madeira.

A apresentação do projeto contou ainda com a presença do Secretário Regional de Economia, Dr. Rui Barreto e foi conduzida pelo Eng. Roberto Varela, diretor da empresa de serviços energéticos FactorENERGIA, parceiro e representante da EnergyRing no Arquipélago da Madeira.

O projeto de autoconsumo coletivo localiza-se no concelho da Ponta do Sol, e irá tirar partido da energia excedentária produzida por duas unidades de produção, partilhando esse excedente com três entidades empresariais localizadas nas proximidades das unidades de produção.

Durante a apresentação do projeto, foram delineados os principais objetivos do projeto: “Além de reduzir a nossa pegada de carbono e diversificar a nossa matriz energética, esta Comunidade de Energia Renovável abre a porta para futuros projetos semelhantes, e trará benefícios tangíveis para a nossa Região e médio e longo prazo. Criando oportunidades de emprego local, estimulando a inovação tecnológica e promovendo a educação e a sensibilização para as energias renováveis”, referiu Roberto Varela.

A gestão, monitorização e faturação de toda a Comunidade da Ponta do Sol será assegurada pela plataforma e pelos serviços EnergyRing, uma plataforma Big Data que reúne ferramentas avançadas de gestão.

No âmbito especifico deste projeto, foram efetuados diversos desenvolvimentos de integração com os sistemas informáticos da Empresa da Eletricidade da Madeira (EEM) que asseguram o acesso em tempo real aos dados de produção e de consumo.

Além de dar suporte e simplificar o lançamento destes projetos, o EnergyRing disponibiliza ferramentas para todos os participantes, sejam eles autoconsumidores ou entidades gestoras, participarem na gestão corrente do projeto auxiliando, por exemplo, nos processos de entrada e saída de membros, no cálculo automático dos coeficientes de partilha da energia produzida, e na faturação da energia autoconsumida e amortização dos investimentos efetuados.