A comunidade de energia renovável de Tibaldinho é uma iniciativa dinamizada pelo Município de Mangualde, no âmbito da sua estratégia de promoção das energias renováveis no concelho, com o apoio da empresa tecnológica CSide e do Centro Cultural Social e Desportivo de Tibaldinho (CCSDT), e que visa beneficiar toda a população local, incluindo os seus moradores, pequenas e médias empresas.

A missão deste projeto é promover a produção local de eletricidade através da criação de uma comunidade de energia renovável que produz a sua própria energia verde, limpa e descarbonizada, e da promoção de boas práticas energéticas junto da comunidade.

Este projeto tira partido de uma central fotovoltaica que será instalada num terreno disponibilizado pelo CCSDT, e está aberto a todos os interessados que sejam titulares de um contrato de eletricidade e cujo local de consumo esteja nas proximidades da central fotovoltaica instalada no CCSDT, e até ser atingido, por ordem de adesão, o limite de produção da central.

Os membros aderentes passam a comprar a eletricidade produzida na central fotovoltaica a um preço substancialmente mais barato do que o preço atual da eletricidade da rede. Os participantes não necessitarão de alterar os seus contratos com o atual comercializador de energia, passando apenas a consumir uma parcela significativa da energia a partir de uma fonte local, verde e sustentável, poupando assim na sua fatura de eletricidade mensal.

Os autoconsumidores desta comunidade de energia renovável deverão ter instalações com utilização de eletricidade em Tibaldinho (ou a menos de 4 quilómetros da central fotovoltaica), beneficiando da energia produzida pelos painéis solares por um período superior a 20 anos, sem que necessitem de fazer investimento inicial, sem encargos ou responsabilidades com operação, manutenção ou instalação.

Para cada habitação ou empresa, em função do seu consumo, será determinada a potência mais indicada para maximizar a sua poupança. O participante pode optar por não efetuar qualquer investimento inicial e amortizar o investimento ao longo dos anos, por partilha da poupança; ou por efetuar um investimento inicial reduzido, associado ao investimento em painéis solares, e usufruir desde o primeiro ano da poupança máxima.

Este projeto visa assim contribuir para a redução dos gastos dos participantes em energia, que a CSide estima poder gerar poupanças de até 50% na fatura mensal de eletricidade.

Outros benefícios do projeto incluem a redução de emissões de CO2 e maior independência energética, através da produção descentralizada de energia elétrica de fonte renovável, bem como o aumento da competitividade das pequenas e médias empresas envolvidas, através da redução dos respetivos custos de produção.

A gestão da comunidade de energia renovável de Tibaldinho será assegurada pelo serviço EnergyRing, uma plataforma online desenvolvida para este efeito pela CSide.

Além de facilitar o processo de adesão ao projeto, a plataforma EnergyRing permitirá também a todos os participantes, acompanhar a gestão do projeto, auxiliando na entrada e saída de membros, na gestão dos coeficientes de partilha da energia produzida e assegurando toda a faturação da energia autoconsumida.

A comunidade de energia renovável de Mangualde insere-se num conjunto de iniciativas inovadoras nas áreas do ambiente e da energia, de descarbonização da economia e aumento da competitividade da região, dinamizadas pelo município, que têm por objetivo apoiar a população e as empresas locais, através da produção de energia de produção local e fonte renovável a preços muito acessíveis.