Os serviços do Energy Ring suportam a criação de projetos de autoconsumo coletivo e de comunidades de energia renovável desde a fase inicial de planeamento até ao acompanhamento e gestão de projetos em curso.

Após a implementação de um projeto de autoconsumo, o Energy Ring presta serviços de faturação às instalações de utilização. Desta forma, o Energy Ring processa os dados autoconsumo e os pagamentos devidos pelas diferentes instalações de utilização (IUs), reduzindo consideravelmente os encargos da entidade gestora do projeto com este tipo de serviço.

Os serviços de faturação do Energy Ring permitem a implementação de diferentes modalidades de financiamento do projeto, com pagamentos faseados pelas várias IUs e com possibilidade de serem proporcionais ao autoconsumo.

No âmbito de um projeto de comunidade de energia renovável, são geralmente propostos serviços de faturação de periodicidade mensal onde é remetida uma fatura para cada IU. Os montantes faturados a cada IU são calculados aplicando as fórmulas de cálculo acordadas com a entidade gestora do projeto, podendo incluir:

  • Componentes fixos (tais como eventuais mensalidades associadas à participação na comunidade; pagamentos mínimos exigidos; eventuais valores de amortização do investimento em infraestrutura renovável; etc);
  • Componentes variáveis (tais como o consumo por IU em kWh durante o período em causa, multiplicado por um coeficiente a definir pela entidade gestora).