No passado dia 30 de janeiro, foram submetidas ao programa de apoios do Fundo Ambiental, dinamizados pelo Município de Mangualde, duas candidaturas para a implementação no concelho de dois projetos de comunidades de energia renovável, um reunindo empresas de comércio e serviços e outro agregando consumidores domésticos.

Este aviso do Fundo Ambiental enquadra-se no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e tem por objetivo o financiamento de medidas que fomentem a produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis em regime de autoconsumo coletivo e de comunidades de energia renovável.

O programa de apoio do Fundo Ambiental tem uma dotação de 30 milhões de euros e prevê um financiamento de até 100%, a fundo perdido, dos encargos com a infraestrutura fotovoltaica a instalar em projetos de autoconsumo coletivo e comunidades de energia renovável.

As comunidades de energia renovável têm um elevado potencial de poupança e vão beneficiar centenas de habitações, pequenas e médias empresas localizadas no Município.

Segundo a CSide, empresa que presta consultoria ao Município de Mangualde na implementação deste tipo de projetos, estas comunidades para além dos benefícios ambientais que acarretam para toda a região, traduzem-se em poupanças significativas face aos preços praticados pelos comercializadores:

Se considerarmos um consumidor residencial com uma despesa média mensal de 65,00 € na fatura de eletricidade, estimamos uma poupança mensal de até 30% face ao valor pago ao comercializador de eletricidade”, afirma Francisco Gonçalves, diretor-geral da CSide. “Devido aos seus padrões de consumo, é expectável que as empresas beneficiem de poupanças ainda superiores nas faturas mensais de eletricidade, que poderão ascender aos 40%”.

Os projetos de autoconsumo coletivo e comunidades de energia renovável, em Mangualde, inserem-se num conjunto de iniciativas dinamizadas pelo Município, que têm por objetivo apoiar a população e as empresas locais, através do fornecimento de energia de produção local e fonte renovável, a preços muito acessíveis.